ANÁLISE EXPERIMENTAL DE BLOCOS DE CONCRETO ARMADO SOBRE DUAS ESTACAS COM CÁLICE EXTERNO, PARCIALMENTE EMBUTIDO E EMBUTIDO UTILIZADO NA LIGAÇÃO PILAR FUNDAÇÃO

Rodrigo Barros, José Samuel Giongo

Resumo


Esta pesquisa tem como objetivo analisar e discutir o comportamento da ligação pilar-fundação por meio de cálice externo, embutido e parcialmente embutido em blocos sobre duas estacas submetidos à ação de força vertical centrada. Será desenvolvida análise experimental de quatorze blocos sobre duas estacas em escala 1:2. Os ensaios serão realizados no laboratório de estruturas da Escola de Engenharia de São Carlos. Com a análise experimental, pretende-se investigar se há formação de bielas de compressão que possibilitem a utilização dos modelos usuais de bielas e tirantes usualmente empregados no dimensionamento de blocos sobre estacas.

 

Palavras-chave: Blocos sobre estacas. Cálice de fundação. Modelo de bielas e tirantes.

 

BARROS, R.; GIONGO, J. S. Análise experimental de blocos de concreto armado sobre duas estacas com cálice externo, parcialmente embutido e embutido utilizado na ligação pilar fundação. Cadernos de Engenharia de Estruturas, v. 13, n. 59, p. 17-20, 2011. Edição Especial ENDOSET 2011. ISSN: 1809-5860.


Palavras-chave


Blocos sobre estacas. Cálice de fundação. Modelo de bielas e tirantes.

Texto completo: CAPA ARTIGO

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .