ANÁLISE EXPERIMENTAL E NUMÉRICA DA DISTRIBUIÇÃO DAS AÇÕES VERTICAIS ENTRE PAREDES DE ALVENARIA ESTRUTURAL COM A UTILIZAÇÃO DE MODELO FÍSICO REDUZIDO NA ESCALA 1:5

Wilson José da Silva, Márcio Roberto Silva Corrêa

Resumo


A presente pesquisa tem como objetivo analisar a distribuição das ações verticais entre paredes de alvenaria estrutural com amarração direta através de ensaios em um modelo físico reduzido de quatro pavimentos construído na escala 1:5 com blocos cerâmicos. Com o intento de obter possíveis correlações entre as escalas e caracterizar a alvenaria e todos os seus componentes envolvidos foram realizados ensaios em diferentes tipos de corpos-de-prova nas duas escalas (prismas de dois e três blocos, prismas contrafiados, painéis, e paredes). O modelo físico reduzido foi construído sobre um sistema de grelhas com doze pontos de apoio devidamente instrumentados através de células de carga previamente calibradas. Os ensaios consistiram na aplicação de carregamentos uniformemente distribuídos em diferentes níveis e “ambientes” ao longo da altura da edificação e na obtenção das reações de apoio. Com os ensaios experimentais e através da análise numérica pretende-se extrapolar os resultados para a escala natural.

 

Palavras-chave: Alvenaria estrutural. Ações Verticais. Modelo físico reduzido.

 

SILVA, W. J.; CORRÊA, M. R. S. Análise experimental e numérica da distribuição das ações verticais entre paredes de alvenaria estrutural com a utilização de modelo físico reduzido na escala 1:5. Cadernos de Engenharia de Estruturas, v. 13, n. 59, p. 25-28, 2011. Edição Especial ENDOSET 2011. ISSN: 1809-5860.


Palavras-chave


Alvenaria estrutural. Ações Verticais. Modelo físico reduzido.

Texto completo: CAPA ARTIGO

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .