COMPORTAMENTO ESTRUTURAL DE PERFIS FORMADOS A FRIO COM SEÇÃO TRANSVERSAL COMPOSTA DE CANTONEIRAS DUPLAS EM SITUAÇÃO DE INCÊNDIO

Érica Fernanda Aiko Kimura, Jorge Munaiar Neto

Resumo


Embora seja sabida a versatilidade dos perfis formados a frio na construção civil, pesquisas desenvolvidas sobre os referidos perfis submetidos à situação de incêndio ainda estão em estágio que pode ser considerado inicial. Nesse sentido, o objetivo proposto neste projeto de pesquisa consiste em desenvolver estudos, em campo numérico e experimental, sobre o desempenho de perfis formados a frio empregados em coberturas e pilares de edifícios, em temperatura ambiente e em situação de incêndio. O presente estudo visa levantar os principais aspectos do comportamento desses perfis quanto aos esforços resistentes quando submetidos a uma dada situação de incêndio. Os resultados futuramente apresentados serão de grande importância, tendo em vista a necessidade de se elaborar documentos técnicos específicos para a consideração dos efeitos do incêndio em estruturas constituídas de perfis formados a frio.

 

Palavras-chave: Perfis formados a frio. Situação de Incêndio. Análise experimental. Análise numérica. 

 

KIMURA, E. F. A.; MUNAIAR NETO, J. Comportamento estrutural de perfis formados a frio com seção transversal composta de cantoneiras duplas em situação de incêndio. Cadernos de Engenharia de Estruturas, v. 13, n. 59, p. 33-36, 2011. Edição Especial ENDOSET 2011. ISSN: 1809-5860.


Palavras-chave


Perfis formados a frio. Situação de Incêndio. Análise experimental. Análise numérica.

Texto completo: CAPA ARTIGO

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .