ANÁLISE NÃO LINEAR GEOMÉTRICA DE SÓLIDOS ELÁSTICOS BIDIMENSIONAIS REFORÇADOS COM FIBRAS VIA MEF

Maria do Socorro Martins Sampaio, Humberto Breves Coda, Rodrigo Ribeiro Paccola

Resumo


Uma formulação não linear geométrica, Lagrangiana total, simples e precisa baseada no método dos elementos finitos para a análise de sólidos elásticos bidimensionais reforçados com fibras é introduzida. Uma estratégia eficiente para a modelagem das fibras inclusas no domínio sem a introdução de novos graus de liberdade no sistema de equações resultante e sem a necessidade de coincidência de nós na discretização das fibras e da matriz é apresentada. Um exemplo numérico que consiste em uma viga enrijecida reforçada com fibras aleatórias é simulado para demonstrar as potencialidades da metodologia desenvolvida.

 

Palavras-chave: Método dos elementos finitos posicional. Análise não linear geométrica. Sólidos elásticos bidimensionais reforçados com fibras.

 

SAMPAIO, M. S. M.; CODA, H. B.; PACCOLA, R. R. Análise não linear geométrica de sólidos elásticos bidimensionais reforçados com fibras via MEF. Cadernos de Engenharia de Estruturas, v. 13, n. 59, p. 59-62, 2011. Edição Especial ENDOSET 2011. ISSN: 1809-5860.


Palavras-chave


Método dos elementos finitos posicional. Análise não linear geométrica. Sólidos elásticos bidimensionais reforçados com fibras.

Texto completo: CAPA ARTIGO

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .