FORMULAÇÃO DE ELEMENTOS DE CONTATO GENERALIZADOS PARA PROBLEMAS DE SIGNORINI

Dorival Piedade Neto, Sergio Persival Baroncini Proença

Resumo


O problema de Signorini constitui um modelo teórico que descreve o contato sem atrito entre sólidos deformáveis e anteparos rígidos. Assim como no Método dos Elementos Finitos (MEF), sua modelação utilizando o Método dos Elementos Finitos Geneneralizados (MEFG) para problemas da elasticidade plana pode ser realizada por meio de elementos de contato do tipo nó-segmento ou do tipo segmento-segmento. Nos primeiros, as restrições decorrentes do contato se aplicam sobre os nós do sólido deformável, enquanto no segundo, as mesmas se aplicam ao contorno dos elementos. A formulação de ambos os tipos de elementos de contato para o MEFG, enriquecidos com funções polinomiais adimensionalizadas, é brevemente apresentada, discutindo-se sua aplicabilidade para resolução numérica deste tipo de problema.

 

Palavras-chave: Problema de Signorini. Problema de Contato. Método dos Elementos Finitos Generalizados. Elemento de contato generalizado.

 

PIEDADE NETO, D.; PROENÇA, S. P. B. Formulação de elementos de contato generalizados para problemas de Signorini. Cadernos de Engenharia de Estruturas, v. 13, n. 59, p. 73-76, 2011. Edição Especial ENDOSET 2011. ISSN: 1809-5860.


Palavras-chave


Problema de Signorini. Problema de Contato. Método dos Elementos Finitos Generalizados. Elemento de contato generalizado.

Texto completo: CAPA ARTIGO

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .