CONCRETO AUTO-ADENSÁVEL DE ALTA RESISTÊNCIA COM BAIXO CONSUMO DE AGLOMERANTES E ADIÇÃO DE FIBRAS DE POLIAMIDA OU LÃ-DE-ROCHA

Tobias Azevedo da Costa Pereira, Jefferson Benedicto Libardi Liborio

Resumo


Este trabalho apresenta concretos auto-adensáveis de alta resistência e com baixo consumo de aglomerantes, 5,1 kg por cada MPa de resistência à compressão obtido aos 28 dias. Para isso foram pesquisados métodos de empacotamento de partículas e estudada a dispersão dos materiais cimentícios através da ação do aditivo superplastificante. Também foram incorporadas fibras. A poliamida foi adicionada com o intuito de controlar o lascamento explosivo em temperaturas elevadas. A lã-de-rocha foi pesquisada porque se trata de um resíduo e os ensaios de resistência à abrasão indicaram uma boa aplicação para este tipo de fibra. Obteve-se um concreto estrutural auto-adensável com consumo de cimento de 325 kg/m³ e 33 kg/m³ de sílica amorfa, de alta resistência à compressão (fc28 = 71 MPa) e alto módulo de elasticidade (Ec28 = 43 GPa). A absorção por imersão aos 91 dias foi igual a 1,3%, onde concretos com absorção inferior a 4,2% são considerados duráveis.

Palavras-chave: Concreto auto-adensável. Alta Resistência. Consumo de Aglomerantes. Poliamida. Lã-de-Rocha.

PEREIRA, T. A. C.; LIBÓRIO, J. B. L. Concreto auto-adensável de alta resistência com baixo consumo de aglomerantes e adição de fibras de poliamida ou lã-de-rocha. Cadernos de Engenharia de Estruturas, v. 13, n. 60, p. 1-16, 2011. ISSN: 1809-5860.


Palavras-chave


Concreto auto-adensável. Alta Resistência. Consumo de Aglomerantes. Poliamida. Lã-de-Rocha.

Texto completo: CAPA ARTIGO

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .