MANUAL DE PROJETO E CONSTRUÇÃO DE ESTRUTURAS COM PEÇAS ROLIÇAS DE MADEIRA DE REFLORESTAMENTO

Leandro Dussarrat Brito, Carlito Calil Junior

Resumo


Este trabalho tem por finalidade a proposta de um manual de projeto e construção de estruturas com peças roliças de madeira tratada, oriunda de madeiras de reflorestamento no Brasil. Para isto foram realizados estudos teóricos e experimentais de elementos estruturais e de ligações em madeiras utilizando peças roliças. Foram classificadas e caracterizadas peças roliças estruturais de madeira, visualmente e mecanicamente. Como exemplos, foram catalogadas através de fichas técnicas, diversos tipos de projetos e construções de pontes, passarelas, edificações, coberturas e torres com os sistemas estruturais e construtivos em peças roliças de madeira de reflorestamento (eucalipto e pinus), construídos no Brasil e no exterior. Os resultados foram compilados em um manual de projeto e construção de estruturas de madeira utilizando peças roliças. O estudo teve, além disso, o objetivo de divulgar, as possíveis técnicas alternativas na área de estruturas e na construção civil, utilizando peças roliças de madeira, proporcionando a economia e favorecendo o meio ambiente de forma sustentável, promovendo o ciclo de geração das florestas.     

 

Palavras-chave: Estruturas de madeira. Sistemas estruturais e construtivos. Ligações entre elementos estruturais. Madeira roliça tratada. Construção sustentável.

 

BRITO, L. D.; CALIL JR., C. Manual de projeto e construção de estruturas com peças roliças de madeira de reflorestamento. Cadernos de Engenharia de Estruturas, São Carlos, v. 12, n. 56, p. 57-77, 2010. ISSN: 1809-5860.    


Palavras-chave


Estruturas de madeira. Sistemas estruturais e construtivos. Ligações entre elementos estruturais. Madeira roliça tratada. Construção sustentável.

Texto completo: CAPA ARTIGO

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .