ANÁLISE EXPERIMENTAL E NUMÉRICA DE LIGAÇÕES VIGA MISTA-PILAR COM CANTONEIRAS DE ALMA E ASSENTO – PAVIMENTO TIPO E LIGAÇÕES ISOLADAS

William Oliveira Bessa, Roberto Martins Gonçalves

Resumo


Este trabalho apresenta um amplo programa experimental de ligações viga mista-pilar com cantoneiras de alma e assento, incluindo protótipos isolados e ligações inseridas num pavimento tipo de laje pré-moldada com vigotas e lajotas cerâmicas. Os objetivos do trabalho foram avaliar os efeitos da fissuração da laje no comportamento da ligação (rigidez inicial e momento resistente), a influência da variação da taxa de armadura secundária da laje e a eficiência dos detalhes propostos para a ancoragem das armaduras longitudinais.Nos ensaios experimentais, foram analisadas as rotações das ligações, deslocamentos e deformações nos elementos. Para a análise teórica, tomou-se como base o Método das Componentes do EUROCODE 3 e 4. Paralelamente, um estudo numérico via MEF foi desenvolvido com o objetivo de considerar a laje de concreto e as armaduras longitudinais e transversais. De acordo com os resultados, a condição prévia de fissuração da laje mostrou-se menos relevante que a continuidade das vigas na direção do eixo de menor inércia do pilar, no que se refere à determinação da rigidez inicial e resistência das ligações mista inseridas num pavimento tipo. A metodologia de modelagem numérica representou satisfatoriamente os mecanismos plásticos e os estados limites últimos da ligação.

 

BESSA, W. O.; GONÇALVES, R. M. Análise experimental e numérica de ligações viga mista-pilar com cantoneiras de alma e assento – pavimento tipo e ligações isoladas. Cadernos de Engenharia de Estruturas, v. 14, n. 62, p. 19-34, 2012. ISSN: 1809-5860.


Palavras-chave


Ligações mistas. Pavimento tipo. Cantoneiras de alma e assento.

Texto completo: CAPA Artigo

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .