ESTUDO DO EFEITO DO NÃO PREENCHIMENTO DAS JUNTAS VERTICAIS E EFICIÊNCIA DO GRAUTE NA RESITÊNCIA DA ALVENARIA ESTRUTURAL DE BLOCOS CERÂMCIOS

Larissa de Almeida Miranda, Márcio Roberto Silva Corrêa

Resumo


A criação de uma norma específica para bloco cerâmico a NBR 15812 (ABNT, 2010) confirmou o desenvolvimento deste material como alternativa para a construção em alvenaria estrutural. Diante desse contexto o objetivo do trabalho foi avaliar o efeito do não preenchimento das juntas verticais em pequenas paredes e também avaliar a eficiência do graute em prismas e pequenas paredes. Os resultados mostram que o não preenchimento das juntas verticais não influenciou significativamente a resistência à compressão da alvenaria e também seu módulo de elasticidade. Mas reduziu significativamente a sua resistência ao cisalhamento, sem, contudo, influenciar seu módulo de deformação transversal. Os resultados dos prismas grauteados mostraram que o graute no interior do prisma não influenciou sua resistência à compressão em relação à sua área bruta, para os dois tipos de graute estudados, já nas pequenas paredes grauteadas, houve aumento significativo de sua resistência à compressão em relação à área bruta.

 

MIRANDA, L. A; CORRÊA, M. R. S. Estudo do efeito do não preenchimento das juntas verticais e eficiência do graute na resistência da alvenaria estrutural de blocos cerâmicos.  Cadernos de Engenharia de Estruturas, v. 14, n. 63, p. 33-48, 2012. ISSN: 1809-5860.


Palavras-chave


Bloco cerâmico estrutural; Junta vertical não preenchida; Grauteamento

Texto completo: CAPA ARTIGO

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .