TEORIA DA CONFIABILIDADE APLICADA NA AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DA NÃO-LINEARIDADE GEOMÉTRICA EM PÓRTICOS DE CONCRETO ARMADO

Caio Gorla Nogueira, Wilson Sergio Venturini

Resumo


Este trabalho apresenta um modelo que combina o Método de Confiabilidade de Primeira Ordem (FORM) e um modelo mecânico não-linear físico e geométrico para análise da segurança de um pórtico em concreto armado. O Método dos Elementos Finitos foi utilizado para representar o comportamento da estrutura, em conjunto com o modelo de dano de Mazars para o concreto, modelo elastoplástico com encruamento isótropo positivo para o aço e a descrição lagrangeana atualizada para simular a não-linearidade geométrica. A grande vantagem da utilização do FORM para resolver o problema de confiabilidade está na determinação direta do ponto de projeto, sem a necessidade de se obter aproximações para as equações de estado limite. O modelo foi utilizado na avaliação da probabilidade de falha de um pórtico em concreto armado considerando múltiplos modos de falha. O modelo apresentou um desempenho numericamente estável e eficiente na determinação das probabilidades de falha. Além disso, o trabalho apresentou resultados que mostram a necessidade de se considerar o comportamento não-linear geométrico mesmo em pórticos de pequeno porte.

 

Palavras-chave: Concreto armado. Método dos elementos finitos. Confiabilidade. FORM. Não-linearidade física e geométrica.

 

NOGUEIRA, C. G.; VENTURINI, W. S. Teoria da confiabilidade aplicada na avaliação da influência da não-linearidade geométrica em pórticos de concreto armado. Cadernos de Engenharia de Estruturas, v. 13, n. 58, p. 84-98, 2011. ISSN: 1809-5860.


Palavras-chave


Concreto armado. Elementos finitos. Confiabilidade. FORM. Não-linearidade geométrica

Texto completo: CAPA ARTIGO

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .