ANÁLISE EXPERIMENTAL E COMPARATIVA DA CONTRIBUIÇÃO DA ARMADURA PARA A CAPACIDADE RESISTENTE DE VIGAS PARCIALMENTE REVESTIDAS

Leandro de Amorim Cavalcanti, Silvana De Nardin

Resumo


A utilização das estruturas mistas tem, hoje, como objetivo principal, a utilização eficiente dos materiais aço e concreto, tomando total proveito das propriedades e características destes, resultando em vantagens como: fácil pré-fabricação, redução do tempo de execução, elementos com seção transversal reduzida, flexibilidade e resistência ao fogo, dentre outras. O embutimento da viga de aço no pavimento, resultando na viga parcial ou totalmente revestida, permite reduzir a altura total do pavimento, sem redução da capacidade resistente e da rigidez do elemento estrutural.  No caso das vigas mistas convencionais, para que perfil de aço e concreto trabalhem de forma conjunta, é necessário que as tensões de cisalhamento na interface aço-concreto não ultrapassem as tensões de aderência. Neste contexto, com o intuito de contribuir para a elaboração de recomendações de projeto para vigas mistas total ou parcialmente revestidas, este trabalho apresenta um estudo experimental realizado no Laboratório de Engenharia de Estruturas da EESC-USP, no qual foram ensaiadas sete vigas mistas parcialmente revestidas. Quatro vigas com armadura e três vigas sem armadura.  Neste estudo, duas variáveis foram analisadas: taxa de armadura longitudinal no concreto e posição dos conectores tipo pino com cabeça. Os resultados experimentais obtidos permitem avaliar a contribuição da armadura longitudinal para a capacidade resistente de vigas mistas parcialmente revestidas, bem como sua eficiência para promover o comportamento conjunto aço-concreto, imprescindível para a obtenção de vigas mistas.

 

Palavras-chave: Estrutura mista. Piso misto de pequena altura. Viga mista parcialmente revestida. Análise experimental. 

 

CAVALCANTI, L. A.; DE NARDIN, S. Análise experimental e comparativa da contribuição da armadura para a capacidade resistente de vigas parcialmente revestidas. Cadernos de Engenharia de Estruturas, v. 13, n. 58, p. 99-114, 2011. ISSN: 1809-5860.


Palavras-chave


Estrutura mista. Piso misto de pequena altura. Viga mista parcialmente revestida. Análise experimental.

Texto completo: CAPA ARTIGO

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .