ESTUDO DO COMPORTAMENTO ESTRUTURAL DE UM EDIFÍCIO DE PEQUENA ALTURA EM CONCRETO PRÉ-MOLDADO, CONSIDERANDO A CONTINUIDADE DE LIGAÇÕES VIGA-PILAR

José Francisco Anunciação Pinto, Ladir Antônio da Silva Junior, Ciro Maestre Dutra, José Luiz Rangel Paes

Resumo


Neste trabalho foi desenvolvido um modelo tridimensional para análise de um edifício de pequena altura para fins institucionais em concreto pré-moldado, com o objetivo de avaliar o desempenho estrutural devido à variação do grau de rigidez da ligação viga-pilar. O modelo de ligação semi-rígida adotado levou em consideração a facilidade de execução e é constituído basicamente por concretagem vertical com armaduras passivas contínuas nos pilares intermediários. Para o modelo estrutural do edifício foram considerados três comportamentos da ligação viga-pilar: ligação articulada, ligação semi-rígida e ligação rígida. Os pilares foram considerados engastados na base e foi admitido o efeito de diafragma rígido das lajes alveolares. Para o cálculo do grau de rigidez da ligação foram consideradas as rotações relativas e a rigidez das ligações associadas a dois mecanismos de deformação. Foi realizada uma análise de segunda ordem com aplicação de uma força horizontal equivalente mínima. Em função do estudo realizado, pode-se observar que as ligações semi-rígidas foram capazes de reduzir os momentos fletores máximos nas vigas para as combinações últimas onde as ações verticais são principais. À medida que se aumentou o grau de rigidez das ligações obteve-se uma redução nos momentos fletores nas bases dos pilares. Para o edifício estudado, a utilização de ligações semi-rígidas não aportou um ganho significativo com relação aos deslocamentos horizontais, uma vez que a estrutura com ligações articuladas já atendia ao limite de deslocamentos previstos em norma. No entanto, no modelo com ligações semi-rígidas constatou-se um expressiva redução dos momentos fletores nas bases dos pilares devido à redistribuição dos esforços, quando comparado com o modelo com ligações articuladas, o que permitiria reavaliar o dimensionamento dos elementos estruturais e das fundações.

 

ANUNCIAÇÃO PINTO, J. F.; SILVA JUNIOR, L. A.; DUTRA, C. M.; PAES, J. L. R. Estudo do comportamento estrutural de um edifício de pequena altura em concreto pré-moldado, considerando a continuidade de ligações viga-pilar. Cadernos de Engenharia de Estruturas, v. 15, n. 64, p. 31-42, 2013. ISSN: 1809-5860. Edição Especial “3º Encontro Nacional de Produção-Projeto-Pesquisa em Concreto Pré-Moldado.


Palavras-chave


Comportamento estrutural. Análise tridimensional. Ligações semi-rígidas.

Texto completo: CAPA ARTIGO

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .