ESTUDO TEÓRICO-EXPERIMENTAL DE LIGAÇÃO VIGA-PILAR COM CONSOLO METÁLICO EMBUTIDO: DESENVOLVIMENTO NA PESQUISA, PROJETO E PRODUÇÃO

Luís Augusto Bachega, Antonio Carlos Jeremias Jr, Marcelo de Araújo Ferreira

Resumo


Este artigo apresenta uma experiência de integração pesquisa-projeto-produção dentro do estudo de ligação viga-pilar para estruturas pré-moldadas numa pesquisa de mestrado junto ao NETPre-UFSCar. A pesquisa realizada em BACHEGA (2013) envolveu o estudo teórico-experimental de ligação viga-pilar com consolo metálico embutido (não aparente), mas também envolveu a assistência técnica para projeto e produção, em conjunto com uma empresa de pré-fabricados para aplicação da tecnologia em uma obra na cidade de São Carlos. O consolo metálico embutido consiste num perfil metálico retangular preenchido com graute e embutido posteriormente no pilar, cuja tecnologia foi muito disseminada no Reino Unido. Para o estudo teórico, os critérios de projeto foram baseados em ELLIOTT (2002), mas os equacionamentos para o cálculo foram baseados nos manuais PCI (2010) e FIB (2003;2011). O estudo experimental teve como referências os estudos de GORGUN (1998) e O´FLANERY (1998). A escolha da ligação levou em conta aspectos de projeto e de produção que fossem favoráveis para aplicação no Brasil. Neste contexto, apresenta-se uma aplicação desta tecnologia na obra do Instituto INOVA no Parque Eco Tecnológico Dahma, onde ocorreu a integração da pesquisa com as etapas de projeto, produção e montagem, desenvolvidas pela USICON Construções Pré-Fabricadas.

 

BACHEGA, L. A.; JEREMIAS JUNIOR, A. C.; FERREIRA, M. A. Estudo teórico-experimental de ligação viga-pilar com consolo metálico embutido: desenvolvimento na pesquisa, projeto e produção. Cadernos de Engenharia de Estruturas, v. 15, n. 64, p. 43-56, 2013. ISSN: 1809-5860. Edição Especial “3º Encontro Nacional de Produção-Projeto-Pesquisa em Concreto Pré-Moldado.



Palavras-chave


Beam-column connection. Hidden steel corbel. Research-design-production. Precast concrete

Texto completo: CAPA ARTIGO

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .