ESTUDO DAS MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS EM ESTRUTURAS DE MADEIRA: PROPOSTAS DE METODOLOGIAS DE INSPEÇÃO E DE TÉCNICAS DE REABILITAÇÃO
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo investigar os principais tipos de manifestações patológicas em estruturas de madeira, através de investigações em campo e bibliográficas numa primeira etapa para propor metodologias de técnicas de inspeções não-destrutivas e semi-destrutivas para avalições de elementos estruturais de madeira, para numa segunda etapa estudar as principais técnicas de reforços de elementos estruturais de madeira a fim de propor metodologias de reabilitações para esses elementos, como próteses e reforços de ligações com parafusos autoatarraxantes, próteses de compósito epoxídicos com fibras de vidro e próteses de concreto armado para ligações viga-pilar de madeira. A partir de ensaios experimentais, pretende-se alcançar um maior entendimento do comportamento dessas próteses e reforços propostos, para avaliar a adequabilidade dessas técnicas de reabilitações propostas. No final da Tese, pretende-se catalogar em apêndice fichas técnicas com os principais tipos de técnicas de reabilitações de estruturas de madeira utilizadas no Brasil e no Exterior.
BRITO, L. D.; CALIL JUNIOR, C. Estudo das manifestações patológicas em estruturas de madeira: propostas de metodologias de inspeção e de técnicas de reabilitação. Cadernos de Engenharia de Estruturas, v. 15, n. 65, p. 33-36, 2013. ISSN: 1809-5860. Edição Especial “ENDOSET2013”.
Palavras-chave

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .