ESTUDO DAS MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS EM ESTRUTURAS DE MADEIRA: PROPOSTAS DE METODOLOGIAS DE INSPEÇÃO E DE TÉCNICAS DE REABILITAÇÃO

Leandro Dussarrat Brito, Carlito Calil Junior

Resumo


Esta pesquisa tem como objetivo investigar os principais tipos de manifestações patológicas em estruturas de madeira, através de investigações em campo e bibliográficas numa primeira etapa para propor metodologias de técnicas de inspeções não-destrutivas e semi-destrutivas para avalições de elementos estruturais de madeira, para numa segunda etapa estudar as principais técnicas de reforços de elementos estruturais de madeira a fim de propor metodologias de reabilitações para esses elementos, como próteses e reforços de ligações com parafusos autoatarraxantes, próteses de compósito epoxídicos com fibras de vidro e próteses de concreto armado para ligações viga-pilar de madeira. A partir de ensaios experimentais, pretende-se alcançar um maior entendimento do comportamento dessas próteses e reforços propostos, para avaliar a adequabilidade dessas técnicas de reabilitações propostas. No final da Tese, pretende-se catalogar em apêndice fichas técnicas com os principais tipos de técnicas de reabilitações de estruturas de madeira utilizadas no Brasil e no Exterior.

BRITO, L. D.; CALIL JUNIOR, C. Estudo das manifestações patológicas em estruturas de madeira: propostas de metodologias de inspeção e de técnicas de reabilitação. Cadernos de Engenharia de Estruturas, v. 15, n. 65, p. 33-36, 2013. ISSN: 1809-5860. Edição Especial “ENDOSET2013”.



Palavras-chave


Patologias. Estruturas. Madeira. Inspeção. Reabilitação.

Texto completo: CAPA ARTIGO

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .