APLICAÇÃO DA TEORIA GENERALIZADA DE VIGAS (GBT) À ANÁLISE E DIMENSIONAMENTO DE SISTEMAS ESTRUTURAIS DE AÇO

Enio Mesacasa Júnior, Dinar Camotim, Maximiliano Malite

Resumo


No contexto da análise de sistemas estruturais constituídos por perfis de aço formados a frio, recentes trabalhos apontam para um vasto campo de aplicações das inovadoras potencialidades da Teoria Generalizada de Vigas – GBT, as quais permitem, em particular, considerar os efeitos provocados por condições de apoio arbitrárias, diferentes posições do carregamento e efeitos decorrentes das conexões entre as barras (transmissão de esforços devidos ao empenamento). Com isso, este trabalho apresenta, de forma geral, alguns conceitos a partir dos quais serão adaptadas e aplicadas novas formulações a problemas e situações típicas de sistemas estruturais ainda não estudados, em especial tratando de diferentes seções transversais combinadas com uma série de casos de conexões entre as barras, tanto rígidas quanto semi-rígidas.

MESACASA JÚNIOR, E.; CAMOTIM, D.; MALITE, M. Aplicação da Teoria Generalizada de Vigas (GBT) à análise e dimensionamento de sistemas estruturais de aço. Cadernos de Engenharia de Estruturas, v. 15, n. 65, p. 45-48, 2013. ISSN: 1809-5860. Edição Especial “ENDOSET2013”.


Palavras-chave


Teoria generalizada de vigas. Sistemas estruturais. Análise de estabilidade. Elementos finitos baseados na GBT. Perfis formados a frio.

Texto completo: CAPA ARTIGO

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .