ANÁLISE MODAL OPERACIONAL:MÉTODOS DE IDENTIFICAÇÃO BASEADOS EM TRANSMISSIBILIDADE

Iván Darío Gómez Araújo, José Elias Laier

Resumo


Recentes metodologias formuladas sobre conceitos de transmissibilidade têm surgido como alternativa para a identificação de parâmetros modais de estruturas sob excitações em condição de operação. A identificação nestas metodologias é independente das características do carregamento aplicado na estrutura, sendo uma vantagem importante com respeito a metodologias anteriores que supõem a excitação como ruído branco. Dessa forma, nesta pesquisa são propostas três novas alternativas para identificação modal (frequências naturais e modos de vibração) baseadas em funções de transmissibilidade. A primeira propõe a decomposição de valores singulares sobre matrizes de funções de transmissibilidade escalar com densidade espectral. A segunda propõe o conceito de funções de transmissibilidade multivariável com diferente referência. E a terceira é conduzida a combinar os métodos de identificação propostos com técnicas de separação modal no domínio do tempo. Além disso, uma ferramenta computacional para análise modal é desenvolvida como apoio para as simulações numéricas de verificação das metodologias propostas.

ARAÚJO, I. D. G.; LAIER, J. E. Análise modal operacional: métodos de identificação baseados em transmissibilidade. Cadernos de Engenharia de Estruturas, v. 15, n. 65, p. 77-80, 2013. ISSN: 1809-5860. Edição Especial “ENDOSET2013”.


Palavras-chave


Transmissibilidade com densidade espectral de potência. Análise modal operacional. Parâmetros modais. Decomposição de valores singulares.

Texto completo: CAPA ARTIGO

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .