O MÉTODO DE HOMOGENEIZAÇÃO ASSINTÓTICA APLICADO NA OBTENÇÃO DOS COEFICIENTES EFETIVOS DE UM COMPÓSITO ELÁSTICO LINEAR

Edmar Borges Theóphilo Prado, Fabio Carlos Rocha, Gabriel Lopes da Rocha, Luciana de Matos, Maria do Socorro Martins Sampaio, Uziel Paulo da Silva

Resumo


Os materiais compósitos possuem uma ampla faixa de aplicações em áreas tão distintas quanto a medicina e a engenharia aeroespacial. O uso destes materiais tem se intensificado nos últimos anos devido ao ganho em resistência e leveza que proporcionam. O Método de Homogeneização Assintótica (MHA) permite obter o comportamento global de um compósito para uma dada aplicação. Este método leva em consideração as propriedades físicas, tais como os coeficientes elásticos, e geométricas das fases do compósito. Neste trabalho, aplica-se o MHA para construir uma solução assintótica formal de um Problema de Valor de Contorno (PVC) no contexto da teoria de elasticidade linear anisotrópica com coeficientes periódicos e rapidamente oscilantes. Obtêm-se as equações dos problemas local e homogeneizado e as expressões gerais dos coeficientes efetivos. Demonstra-se que o tensor de elasticidade efetivo é positivo definido e simétrico.

 

Palavras-chave: Método de homogeneização assintótica. Coeficientes efetivos. Elasticidade linear. Anisotropia. 

 

 

PRADO, E. B. T.; ROCHA, F. C.; ROCHA, G. L.; MATOS, L.; SAMPAIO, M. S. M.; SILVA, U. P. O Método de Homogeneização Assintótica aplicado na obtenção dos coeficientes efetivos de um compósito elástico linear. Cadernos de Engenharia de Estruturas, São Carlos, v. 12, n. 55, p. 67-86, 2010. ISSN: 1809-5860.

 


Palavras-chave


Método de homogeneização assintótica. Coeficientes efetivos. Elasticidade linear. Anisotropia.

Texto completo: CAPA ARTIGO

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .