INFLUÊNCIA DA RUGOSIDADE SUPERFICIAL E O USO DE FIBRAS DE POLIPROPILENO EM ALMOFADAS DE ARGAMASSA PARA LIGAÇÕES DE CONCRETO PRÉ-MOLDADO

Ellen Kellen Bellucio, Mounir Khalil El Debs

Resumo


Este trabalho apresenta o estudo de uma argamassa modificada para ser utilizada como almofada de apoio em ligações entre elementos de concreto pré-moldado. O objetivo desta pesquisa é dar continuidade dos estudos anteriores analisando a influência da rugosidade superficial nas almofadas e testar novos tipos de fibras. Nesta pesquisa foram realizados ensaios de caracterização do compósito e ensaios em placas. Os resultados de caracterização apresentam resistência à compressão de 41MPa e módulo de elasticidade de 12,8GPa. Os ensaios de placas mostram melhores resultados para fibras de 12mm de diâmetro em função de uma redução de 30% da rigidez relação a uma argamassa de referência, uma melhor capacidade de absorção de carga no ensaio de força concentrada e um índice de tenacidade 40% maior quando comparadas com os outros traços estudados. Na análise da rugosidade superficial, o melhor resultado é com rugosidade em ambos os lados da placas, onde houve uma redução de até 30% na rigidez e um aumento do afundamento acumulado de mais de 120% em relação às placas com ambos os lados lisos.

Palavras-chave: Almofadas de apoio. Ligações. Estruturas de concreto pré-moldado.

BELLUCIO, E. K.; EL DEBS, M. K. Influência da rugosidade superficial e o uso de fibras de polipropileno em almofadas de argamassa para ligações de concreto pré-moldado. Cadernos de Engenharia de Estruturas, São Carlos, v. 12, n. 54, p. 47-59, 2010. ISSN: 1809-5860.


Palavras-chave


Almofadas de apoio. Ligações. Estruturas de concreto pré-moldado

Texto completo: Capa ARTIGO

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .