ANÁLISE NUMÉRICA DE PAINÉIS DE CONTRAVENTAMENTO DE ALVENARIA ESTRUTURAL

Rodrigo Carvalho da Mata, Marcio Antonio Ramalho

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo analisar numericamente o comportamento de painéis de contraventamento de alvenaria estrutural submetido a esforços horizontais. Foi utilizado o programa comercial DIANA v.9 para realizar análises de um modelo bidimensional com o procedimento de micromodelagem simplificada com unidades expandidas. Uma única geometria do painel foi analisada, enquanto a força horizontal máxima foi avaliada considerando vários níveis de carga de pré-compressão. Inicialmente, este trabalho apresenta alguns conceitos sobre o comportamento de painéis de contraventamento, análise numérica de alvenaria estrutural e procedimentos de dimensionamento de painéis de contraventamento da NBR 15812-1 (ABNT, 2010). São apresentados detalhes dos modelos numéricos, incluindo os resultados obtidos da força horizontal máxima considerando 13 níveis de carga de pré-compressão. Em seguida, os resultados obtidos foram comparados com os resultados obtidos pelo critério de dimensionamento da NBR 15812-1 (ABNT, 2010). Assim é possivel concluir que os resultados obtidos pela NBR 15812-1 (ABNT, 2010) são mais conservadores do que os resultados obtidos pelo modelo numérico. Além disso, os resultados numéricos mostram que o modo de ruptura é fortemente dependente do nível de pré-compressão, o que é similar à conclusão de diversos pesquisadores.

 

Palavras-chave: Alvenaria estrutural. Painel de contraventamento. Ações horizontais. Elementos finitos. Elemento de junta.

 

MATA, R. C.; RAMALHO, M. A. Análise numérica de painéis de contraventamento de alvenaria estrutural. Cadernos de Engenharia de Estruturas, v. 13, n. 58, p. 67-82, 2011. ISSN: 1809-5860.


Palavras-chave


Alvenaria estrutural. Painel de contraventamento. Ações horizontais. Elementos finitos. Elemento de junta.

Texto completo: CAPA ARTIGO

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .