INFLUÊNCIA DO TIPO DE ARGAMASSAMENTO E DA UTILIZAÇÃO DE PEÇAS DE AJUSTE DIMENSIONAL NA RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO DA ALVENARIA DE BLOCOS DE CONCRETO

Orieta Soto Izquierdo, Márcio Roberto Silva Corrêa

Resumo


A alvenaria estrutural ainda se destaca na indústria da construção civil atual pelas vantagens que apresenta em comparação com outros sistemas convencionais, porém deve seguir sendo estudada para um melhor aproveitamento do sistema. Este trabalho estuda a alteração de resistência de compressão em paredes de alvenaria estrutural devido ao lançamento da argamassa de assentamento apenas nas laterais dos blocos em comparação com o lançamento total e à inserção de peças de ajuste dimensional para o acerto de modulações de paredes de alvenaria. Foram realizados os ensaios experimentais correspondentes à caracterização dos materiais empregados e os ensaios da resistência à compressão das unidades, prismas e mini-paredes. Todos os materiais cumpriram com os requisitos da norma para sua correta utilização nos testes experimentais. Os resultados dos ensaios à compressão dos elementos demonstraram que o efeito do tipo de argamassamento influenciou notavelmente na resistência à compressão da alvenaria, apresentando melhor desempenho o argamassamento total. O uso de peças de ajuste dimensional (rapaduras) não influenciou negativamente na resistência à compressão das mini-paredes, ou seja, não provocou uma queda de resistência nas mesmas.

 

IZQUIERDO, O. S.; CORRÊA, M. R. S. Influência do tipo de argamassamento e da utilização de peças de ajuste dimensional na resistência à compressão da alvenaria de blocos de concreto. Cadernos de Engenharia de Estruturas, v. 14, n. 62, p. 35-54, 2012. ISSN: 1809-5860.


Palavras-chave


Tipo de argamassamento. Peças de ajuste dimensional. Área da região de contato. Resistência à compressão. Alvenaria estrutural.

Texto completo: CAPA Artigo

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .