USO DE FIBRA NATURAL DE SISAL EM BLOCOS DE CONCRETO PARA ALVENARIA ESTRUTURAL

Indara Soto Izquierdo, Marcio Antonio Ramalho

Resumo


 

Este trabalho avalia a incorporação de fibras de sisal, de comprimento 20 e 40 mm, e fração volumétrica de 0,5 e 1%, em concretos para a alvenaria de blocos estruturais e determina o uso destas unidades na execução de prismas e mini-paredes. Foram realizados os testes de caracterização da fibra e bloco, e os ensaios de resistência à compressão axial das unidades, prismas e mini-paredes. Os resultados do ensaio à compressão mostraram que as mini-paredes reforçadas com fibras não apresentaram quase redução da resistência comparados com as de referência, apresentando melhor desempenho que os blocos e prismas. Todos os elementos com adição mostraram um ganho da capacidade de deformação e ductilidade conferida pelas fibras, observado nas curvas tensão - deformação. O modo de ruptura dos elementos de referência foi caracterizado por uma fratura brusca e os reforçados mantiveram suas partes unidas pelas fibras, tornando a ruptura um processo progressivo.

Palavras-chave: Compósito. Fibra de sisal. Blocos de concreto reforçados com fibras. Alvenaria estrutural. Módulo de elasticidade. Resistência à compressão. Ductilidade.

IZQUIERDO, I. S.; RAMALHO, M. A. Uso de fibra natural de sisal em blocos de concreto para alvenaria estrutural. Cadernos de Engenharia de Estruturas, v. 13, n. 60, p. 55-72, 2011. ISSN: 1809-5860.


Palavras-chave


Compósito. Fibra de sisal. Blocos de concreto reforçados com fibras. Alvenaria estrutural. Módulo de elasticidade. Resistência à compressão.

Texto completo: CAPA ARTIGO

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .