AVALIAÇÃO DAS TENSÕES DE CISALHAMENTO NAS INTERFACES VERTICAIS DE PAREDES DE EDIFÍCIOS DE ALVENARIA ESTRUTURAL – ESTUDO DE CASO

Luciane Marcela Filizola de Oliveira, Márcio Roberto Silva Corrêa

Resumo


Este trabalho apresenta a avaliação das tensões de cisalhamento nas interfaces verticais de paredes de alvenaria interconectadas produzidas simultaneamente por carregamentos verticais e ações horizontais. Os valores obtidos para as máximas tensões de cisalhamento são comparados com as resistências estabelecidas na norma brasileira em vigor, ABNT NBR 10837:1989, e no texto base para sua revisão, avaliando-se criticamente a aplicação dos limites normativos na prática de projetos de edifícios existentes. Para aquisição dos dados para as análises foi feito um estudo de caso com um edifício residencial usual, variando-se o número de pavimentos em quatro, oito, doze e dezesseis. Com os resultados obtidos nas avaliações, concluiu-se que os valores adotados como limites de resistência pelo texto base da revisão da ABNT NBR 10837:1989 parecem ser rigorosos para realidade brasileira.

 

Palavras-chave: Alvenaria estrutural. Cisalhamento. Interfaces verticais. Carregamento vertical. Ações horizontais. 

 

OLIVEIRA, L. M. F.; CORRÊA, M. R. S. Avaliação das tensões de cisalhamento nas interfaces verticais de paredes de edifícios de alvenaria estrutural – estudo de caso. Cadernos de Engenharia de Estruturas, v. 13, n. 58, p. 115-130, 2011. ISSN: 1809-5860.


Palavras-chave


Alvenaria estrutural. Cisalhamento. Interfaces verticais. Carregamento vertical. Ações horizontais.

Texto completo: CAPA ARTIGO

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .