Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Cadernos de Engenharia de Estruturas é uma revista nacional de divulgação de produção científica e tecnológica relativa à engenharia de estruturas, compreendendo estruturas de concreto e alvenaria, estruturas de madeira, estruturas metálicas, materiais e mecânica dos materiais, mecânica das estruturas e métodos numéricos.

Esta revista é uma publicação do Departamento de Engenharia de Estruturas - SET da Escola de Engenharia de São Carlos - EESC da Universidade de São Paulo - USP, publicada trimestralmente, com a possibilidade de inclusão de edições especiais, disponibilizadas exclusivamente em formato online.

O público-alvo do Cadernos de Engenharia de Estruturas são pesquisadores, consultores, engenheiros civis, arquitetos, alunos de graduação e pós-graduação.

O Cadernos de Engenharia de Estruturas publica artigos que envolvem pesquisa científica, estado-da-arte, comunicações, recensões e artigos de revisão.

Políticas de Seção

Artigos

Compreende textos que contenham relatos completos de estudos ou pesquisas concluídas, matéria de caráter opinativo, revisões da literatura e colaborações assemelhadas.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Editorial

Texto de abertura de cada fascículo da revista com, no máximo, uma página. No editorial o autor expressa aos leitores da revista a sua opinião sobre temas ou acontecimentos atuais relevantes para as áreas de interesse da revista e/ou sobre perspectivas futuras.

Verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Prefácio

Comunicações

Processo de Avaliação pelos Pares

A revista "Cadernos de Engenharia de Estruturas" utiliza um sistema on-line de submissão de manuscritos e de revisão por pares.

Este sistema assegura maior transparência do processo de revisão e publicação para os autores, revisores e equipe editorial e, permite aos autores a submissão de manuscritos e a confirmação deste processo, assim como o acompanhamento das ações dos editores e das revisões.

Os artigos submetidos aos Cadernos de Engenharia de Estruturas serão avaliados preliminarmente pelo Editor, que examina a adequação do artigo à política editorial da revista, bem como a conformidade ao formato e normas de submissão do artigo, e são aceitos artigos submetidos em português, inglês e espanhol.

Os artigos submetidos para publicação passam pela avaliação do Editor de Seção, membro do Conselho Editorial, que designa revisores associados para avaliar o trabalho.

Caberá ao Conselho Editorial a interpretação das avaliações e um artigo com dois pareceres desfavoráveis será recusado.

Caso seja solicitada revisão ao autor pelos revisores, estes artigos passarão por uma avaliação final para verificar se as solicitações foram atendidas.

Periodicidade

Publicação Trimestral

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Guia Rápido para Autores - Submissão

Guia Rápido para Editor de Seção