ANÁLISE DO COMPORTAMENTO ESTRUTURAL DE BLOCOS RÍGIDOS SOBRE ESTACAS COM PILARES DE SEÇÕES QUADRADAS E RETANGULARES SOB A AÇÃO DE FORÇA VERTICAL, HORIZONTAL E MOMENTO FLETOR

Fabiana Stripari Munhoz, José Samuel Giongo

Resumo


Este trabalho propõe realizar uma análise do comportamento estrutural de blocos rígidos sobre estacas solicitados por forças vertical e horizontal e momento fletor, considerando a influência de seções geométricas quadradas e retangulares dos pilares. Será desenvolvida uma análise numérica tridimensional e não linear, pelo método dos elementos finitos, com o auxílio de um programa de computador. Será investigada a distribuição do fluxo das tensões principais, possibilitando o entendimento do modelo estrutural, e, a criação de modelos mais refinados utilizando o Modelo de Bielas e Tirantes. A análise numérica levará em consideração a fissuração do concreto no estudo dos efeitos da perda de rigidez dos elementos estruturais. Se necessário será realizada análise experimental com modelos reduzidos.

 

Palavras-chave: Blocos sobre estacas. Fundações. Modelo de bielas e tirantes.

 

MUNHOZ, F. S.; GIONGO, J. S. Análise do comportamento estrutural de blocos rígidos sobre estacas com pilares de seções quadradas e retangulares sob a ação de força vertical, horizontal e momento fletor. Cadernos de Engenharia de Estruturas, v. 13, n. 59, p. 9-12, 2011. Edição Especial ENDOSET 2011. ISSN: 1809-5860.


Palavras-chave


Blocos sobre estacas. Fundações. Modelo de bielas e tirantes.

Texto completo: CAPA ARTIGO

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .