ANÁLISE EXPERIMENTAL DE CONECTORES LINEARES DE CISALHAMENTO UTILIZANDO A ADERÊNCIA AÇO-CONCRETO COMO MECANISMO DE TRANSFERÊNCIA DE ESFORÇO

Hidelbrando José Farkat Diógenes, Ana Lúcia Homce de Cresce El Debs

Resumo


Em geral, o dimensionamento das ligações é a parte mais importante no projeto de estruturas de concreto pré-moldado e mistas de aço-concreto. As ligações têm importância estratégica quando relacionadas à produção (execução, montagem e outros serviços in-loco), quanto ao comportamento estrutural após finalizado o processo de produção. Neste aspecto o desenvolvimento de novos tipos de ligações é evidentemente necessário. Na busca por uma solução prática, econômica e rápida para ligações em estruturas mistas de aço-concreto, ligações por aderência se apresentam bastantes promissoras. Este trabalho apresenta os resultados preliminares dos ensaios de Push-out de um novo conector de cisalhamento para utilização na ligação viga-laje pré-moldada utilizando a aderência como mecanismo de transferência de esforço. Os resultados iniciais apresentaram-se promissores no que tange a capacidade de carga ultima.

 

Palavras-chave: Ligações. Estruturas mistas. Lajes pré-moldadas. Aderência. Push-out. 

 

DIÓGENES, H. J. F.; EL DEBS, A. L. H. C. Análise experimental de conectores lineares de cisalhamento utilizando a aderência aço-concreto como mecanismo de transferência de reforço. . Cadernos de Engenharia de Estruturas, v. 13, n. 59, p. 29-32, 2011. Edição Especial ENDOSET 2011. ISSN: 1809-5860.


Palavras-chave


Estruturas mistas. Lajes pré-moldadas. Aderência. Push-out.

Texto completo: CAPA ARTIGO

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .