ANÁLISE NUMÉRICA E EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO A TEMPERATURAS ELEVADAS DE MEMBROS DE AÇO ENFORMADOS A FRIO COMPRIMIDOS

Saulo José de Castro Almeida, Jorge Munaiar Neto, João Paulo Correia Rodrigues

Resumo


A crescente utilização dos perfis de aço formados a frio na construção civil brasileira motivou a elaboração de procedimentos normativos que auxiliassem o dimensionamento desses perfis em temperatura ambiente e, mais recentemente, em situação de incêndio. Porém, embora haja o entendimento da necessidade de estudar o comportamento de elementos e estruturas em aço formado a frio em temperaturas elevadas, tal conhecimento ainda está sendo construído, o que pode ser evidenciado pelo pequeno número de pesquisas desenvolvidas até o momento. Esse trabalho busca ampliar o entendimento do comportamento de perfis de aço formados a frio em temperaturas elevadas via análises, experimental e numérica.

 

Palavras-chave: Análise estrutural. Perfis de aço formados a frio. Análise experimental. Análise numérica. Temperaturas elevadas.

 

ALMEIDA, S. J. C.; MUNAIAR NETO, J.; RODRIGUES, J. P. C.Análise numérica e experimental do comportamento a temperaturas elevadas de membros de aço enformados a frio comprimidos. Cadernos de Engenharia de Estruturas, v. 13, n. 59, p. 37-40, 2011. Edição Especial ENDOSET 2011. ISSN: 1809-5860.


Palavras-chave


Análise estrutural. Perfis de aço formados a frio. Análise experimental. Análise numérica. Temperaturas elevadas.

Texto completo: CAPA ARTIGO

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .