APLICAÇÃO DE ELEMENTO FINITO DE PÓRTICO NÃO LINEAR EM ANÁLISES INELÁSTICAS DE ESTRUTURAS DE AÇO À TEMPERATURA AMBIENTE E EM SITUAÇÃO DE INCÊNDIO

Ronaldo Rigobello, Jorge Munaiar Neto, Humberto Breves Coda

Resumo


O presente trabalho apresenta a aplicação de elemento finito de pórtico não linear 3-D de formulação posicional, em análises inelásticas de estruturas de aço à temperatura ambiente e em situação de incêndio. A formulação posicional utiliza como graus de liberdade as posições dos nós dos elementos finitos, resultando em descrição intrinsecamente não linear do comportamento geométrico das estruturas. O elemento finito em questão permite considerar seções transversais quaisquer e representação geral tridimensional com base em vetores generalizados não restritos. Adota-se uma lei constitutiva tridimensional completa e cinemática de Reissner, de modo que o modelo de plasticidade considera o efeito combinado das tensões normais e cisalhantes para verificação do critério 3-D de plasticidade. Os resultados dos exemplos apresentados, quando comparados aos encontrados na literatura, permitem verificar a precisão do código computacional utilizado e da formulação do elemento finito de pórtico não linear quando aplicado à análise inelástica de estruturas de aço à temperatura ambiente e em situação de incêndio.

RIGOBELLO, R.; MUNAIAR NETO; J.; CODA, H. B. Aplicação de elemento finito de pórtico não linear em análises inelásticas de estruturas de aço à temperatura ambiente e em situação de incêndio. Cadernos de Engenharia de Estruturas, v. 13, n. 61, p. 1-18, 2011. ISSN: 1809-5860.

Palavras-chave


Estruturas de aço. Análises numéricas. Análises inelásticas. Incêndio. Análises termoestruturais.

Texto completo: CAPA Artigo

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .