MODELOS NUMÉRICOS DE VIGAS MISTAS DE AÇO E CONCRETO PERTENCENTES A SISTEMAS DE PISOS MISTOS DE PEQUENA ALTURA EM SITUAÇÃO DE INCÊNDIO

Fabio Martin Rocha, Jorge Munaiar Neto

Resumo


Os pisos mistos de baixa altura caracterizam um sistema estrutural em que há a incorporação, parcial ou completa, do perfil metálico (viga de aço) na laje de concreto, promovendo a redução da altura da seção e, consequentemente, o aumento da altura útil do pavimento. A incorporação do perfil de aço na laje de concreto garante revestimento contra fogo ao aço, melhorando o desempenho da viga de aço frente às ações do fogo. Com a finalidade de avaliar o desempenho térmico e estrutural desta solução construtiva, foram desenvolvidos modelos numéricos das vigas parcialmente revestidas presentes nesse sistema estrutural. Tendo em vista as funcionalidades do código computacional DIANA, escolhido para a análise numérica, diversos modelos foram construídos procurando atingir a melhor aproximação com os resultados experimentais apresentados na literatura associados ao menor custo computacional possível.

 

ROCHA, F. M.; MUNAIAR NETO, J. Modelos numéricos de vigas mistas de aço e concreto pertencentes a sistemas de pisos mistos de pequena altura em situação de incêndio. Cadernos de Engenharia de Estruturas, v. 14, n. 63, p. 17-32, 2012. ISSN: 1809-5860.


Palavras-chave


Pisos mistos de aço e concreto. Vigas mistas de aço e concreto. Incêndio. Análise térmica. Modelagem numérica.

Texto completo: CAPA ARTIGO

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .