VIGA MISTA DE AÇO E CONCRETO CONSTITUÍDA POR PERFIL FORMADO A FRIO PREENCHIDO

Igor Avelar Chaves, Maximiliano Malite

Resumo


 

No âmbito dos perfis formados a frio, a utilização do sistema misto ainda é incipiente, necessitando de investigações mais aprofundadas a respeito do comportamento estrutural e a adequação dos modelos de cálculo. Investigouse neste trabalho um sistema não-convencional de vigas mistas em perfil cartola leve preenchido com concreto, cuja conexão com a laje foi feita mediante duas soluções: conectores do tipo alça em barra chata e em barra redonda soldados ao perfil. Foi feita avaliação do comportamento estrutural da conexão aço-concreto, via ensaios de cisalhamento direto (push-out tests), e ensaios em vigas mistas simplesmente apoiadas para avaliação da região de momento fletor positivo. Os conectores de cisalhamento apresentaram ductilidade e resistência compatíveis com as vigas mistas analisadas, e as respostas de rigidez e resistência à flexão para uma condição de interação completa comprovam que a hipótese de plastificação total da seção descreve com precisão o comportamento estrutural do sistema proposto.

 

Palavras-chave: Estruturas de aço. Vigas mistas de aço e concreto. Perfis de aço formados a frio. Conectores de cisalhamento.

 

 

CHAVES, I. A.; MALITE, M. Viga mista de aço e concreto constituída por perfil formado a frio preenchido. Cadernos de Engenharia de Estruturas, São Carlos, v. 12, n. 56, p. 79-95, 2010. ISSN: 1809-5860.

 


Palavras-chave


Estruturas de aço. Vigas mistas de aço e concreto. Perfis de aço formados a frio. Conectores de cisalhamento.

Texto completo: CAPA ARTIGO

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .