TRATAMENTO DAS INTEGRAIS SINGULARES DO MÉTODO DOS ELEMENTOS DE CONTORNO

Aref Kalilo Lima Kzam, Humberto Breves Coda

Resumo


A formulação do método dos elementos de contorno fundamenta-se na modelagem numérica de equações integrais. No problema singular, as equações integrais apresentam núcleos impróprios que dificultam sua avaliação. Neste trabalho apresenta-se uma estratégia eficiente de regularização das equações integrais de contorno denominado método da subtração de singularidade. Aplica-se a subtração de singularidade na avaliação das equações integrais de deslocamento e de força de superfície sobre elementos de contorno curvos. Para validar a formulação apresentam-se os resultados obtidos com o código computacional na avaliação de problemas clássicos da elasticidade linear.

Palavras-chave: Método dos Elementos de Contorno. Elementos curvos de ordem qualquer. Equações integrais singulares. Método da subtração de singularidade.

KZAM, A. K. L.; CODA, H. B. Tratamento das integrais singulars do Método dos Elementos de Contorno. Cadernos de Engenharia de Estruturas, São Carlos, v. 12, n. 54, p. 17-30, 2010. ISSN: 1809-5860.


Palavras-chave


Método dos Elementos de Contorno. Elementos curvos de ordem qualquer. Equações integrais singulares. Método da subtração de singularidade.

Texto completo: Capa Artigo

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .