ANÁLISE TIPOLÓGICA DE ELEMENTOS E SISTEMAS CONSTRUTIVOS PRÉ-MOLDADOS DE CONCRETO DO PONTO DE VISTA DE SENSIBILIDADE A VIBRAÇÕES EM SERVIÇO

Hidelbrando José Farkat Diógenes, João Bento de Hanai

Resumo


Tratando-se especialmente do comportamento dinâmico das estruturas de concreto, os elementos pré-moldados, por apresentarem diversas situações transitórias de solicitação, devem ser avaliados quanto aos efeitos dinâmicos decorrentes da sua produção, transporte, montagem, execução das ligações, finalização da obra e uso. Considerando, nesse contexto, que a protensão é um recurso frequentemente utilizado nos elementos, evidencia-se a necessidade de estudos sobre a sua influência nos parâmetros dinâmicos. Efetuou-se um estudo comparativo dos resultados analíticos com os de uma simulação numérica de painéis duplo-T e lajes alveolares, feita com programa computacional ANSYS®, baseado no Método dos Elementos Finitos, sendo eles discutidos quanto ao Estado Limite de Vibrações Excessivas (ELS-VE). Este trabalho apresenta também um estudo experimental sobre um modelo físico de viga de concreto protendido com cabos externos, com o objetivo de demonstrar a aplicação de técnicas de caracterização dos parâmetros dinâmicos e discutir eventuais soluções para o controle ou atenuação de vibrações excessivas.

Palavras-chave: Concreto pré-moldado. Protensão. Pisos. Análise dinâmica. Vibrações.

DIÓGENES, H. J. F.; HANAI, J. B. Análise tipológica de elementos e sistemas construtivos pré-moldados de concreto do ponto de vista de sensibilidade a vibrações em serviço. Cadernos de Engenharia de Estruturas, São Carlos, v. 12, n. 54, p. 31-45, 2010. ISSN: 1809-5860.


Palavras-chave


Concreto pré-moldado. Protensão. Pisos. Análise dinâmica. Vibrações.

Texto completo: Capa Artigo

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .