RESPOSTA ELETROMECÂNICA DE COMPÓSITOS INTELIGENTES COM FIBRAS PIEZELÉTRICAS: UMA ABORDAGEM NUMÉRICA PARA DETERMINAÇÃO DOS COEFICIENTES EFETIVOS UTILIZANDO O TEOREMA DAS MÉDIAS

Ricardo de Medeiros, Volnei Tita

Resumo


O presente trabalho visa empregar uma abordagem numérica para determinar as propriedades macro mecânica desses compósitos, combinando o conceito de Volume Elementar Representativo (VER) com o Método dos Elementos Finitos. Inicialmente, apresenta-se a fundamentação teórica associada à abordagem numérica empregada. Posteriormente, os modelos numéricos desenvolvidos são aplicados na determinação dos coeficientes efetivos de materiais compósitos inteligentes transversalmente isotrópicos com fibras piezelétricas de seção circular. Destaca-se ainda, que uma das contribuições do presente trabalho é a aplicação do Teorema das Médias para se obter de forma consistente os coeficientes efetivos. Finalmente, os resultados numéricos obtidos pela abordagem proposta são, então, comparados com resultados da literatura, verificando-se que os resultados obtidos são muito semelhantes aos resultados relatados pela literatura para arranjo quadrático e hexagonal com fibra de geometria circular. Portanto, a abordagem numérica proposta apresenta-se como uma boa alternativa para o cálculo de coeficientes efetivos de compósitos inteligentes.

 

Palavras-chave: Compósito inteligente. Fibras piezelétricas. Célula unitária. Teorema das médias.

  

SILVA, R. F.; CAMACHO, J. S. Alvenaria estrutural de blocos de concreto: forma dos corpos de prova e resistência à compressão. Cadernos de Engenharia de Estruturas, v. 13, n. 58, p. 1-16, 2011. ISSN: 1809-5860.

 


Palavras-chave


Estruturas de madeira. Treliças de madeira. Contraventamento.

Texto completo: CAPA ARTIGO

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .