EFEITOS DEPENDENTES DO TEMPO EM VIGAS PRÉ-MOLDADAS COMPOSTAS COM LAJES ALVEOLARES E VINCULAÇÕES SEMI-RÍGIDAS

Luis Fernando Sampaio Soares, Mounir Khalil El Debs

Resumo


Nesse artigo estudam-se os efeitos dependentes do tempo em vigas de concreto pré-moldado, protendidas ou não, com concretagem posterior formando um conjunto de seção composta com lajes alveolares, com o estabelecimento da continuidade de comportamento correspondente à ligação semi-rígida. Os esforços de restrição causados pelos efeitos de retração e fluência dos diversos concretos envolvidos e relaxação das cordoalhas de protensão nos extremos dessas vigas acarretam uma redistribuição de esforços função do tempo. Esta análise é feita utilizando a programação em elementos finitos CONS. As principais conclusões de um estudo de situação típica de estrutura de concreto pré-moldado são: a) os efeitos de bloqueio acarretaram alterações de momento fletor na ligação de até 80% para o modelo em concreto armado, e inversão do sinal para o concreto protendido; b) os deslocamentos axiais tiveram uma maior influência dos efeitos do tempo para os modelos avaliados chegando a disparidades de 90% para o protendido; c) a retração diferencial originou tensões de tração consideráveis em especial na região da interface entre os concretos distintos.


Palavras-chave: Efeitos dependentes do tempo. Vigas pré-moldadas compostas. Esforços de restrição. Ligações semi-rígida.

 

SOARES, L. F. S.; EL DEBS, M. K. Efeitos dependentes do tempo em vigas pré-moldadas compostas com lajes alveolares e vinculações semi-rígidas. Cadernos de Engenharia de Estruturas, v. 13, n. 58, p. 51-66, 2011. ISSN: 1809-5860.


Palavras-chave


Efeitos dependentes do tempo. Vigas pré-moldadas compostas. Esforços de restrição. Ligações semi-rígida.

Texto completo: CAPA ARTIGO

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .